quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Curiozuelas

Son cosas curiosas de Venezuela. E aqui há, como em todo lugar, as suas particularidades. Aquele jeitinho, aquela maneira de fazer as coisas, aqueles traços e vocalizações que "quem é daqui não percebe". Perceber, compreender e analisar isso se chama "etnométodo" e, basicamente, foi assunto de meu ano inteiro em Psicologia Escolar. Que eu passei. Com boa nota.

Por exemplo, en el metro, és comum empezar una conversación con desconocidos. Você tá lá, na sua, de boa, e de repente pá! O desconhecido fala com você como se fosse melhor amigo. E isso é bem comum. Além disso, as pessoas ativamente prestam atenção no que você está falando. Mais sobre isso no post chamado "Cheirando Cola".

Tiene que acordar de Frogger, para cruzar las calles. O semáforo existe como uma mera sugestão aos transeuntes e motoristas. Em grandes sinais, ambos respeitam a luzinha, mas via de regra, se dá pra passar, passa. Isso é válido tanto pra motoristas e pedestres. Mais sobre isso também no post "Cheirando Cola".

Salsa, Merengue, Gaita y reggaeton son tu vida ahora. Todas as lojas tocam um desses quatro ritmos. É tanta música que nem sinto mais quando há música. O clima é bem festivo e isso é bem gostoso, as pessoas estão sempre animadas com a música que está sempre tocando. Mais sobre isso no post "Baila, Baila Comigo".

Hay fuegos artificiales por toda parte. A todo momento, escuta-se um pipoco. Claro que é por causa da época, mas é engraçado que depois de cada pipoco se ouça um alarme de carro disparando também.

En Caracas, es costumbrero que no haya água por algunos dias. Mas não é um problema de "falta de água", é planejado! A água vem e vai a cada 4 dias. Mais sobre isso no post "A incrível Ciência do Toboágua".

Las mujeres Venezuelanas son muy vanidosas. Muito mesmo. Elas podem se atrasar em cerca de 2h, SOMENTE se arrumando. Mais sobre isso no post "Venezuelícias".

En todo lugar, hay monumentos y cosas nacionalistas. Em toda cidade, (em TODA cidade) há (nessa ordem) uma Catedral Bolívar, uma Plaza Bolívar e uma Guarda Bolivariana. Sempre nessa ordem, igreja e delegacia em lados opostos e uma praça no meio. Mais sobre isso no post "As Chávez do 'Sucesso'".

Por acá muchas cosas son hechas con maíz. O milho é a chave do sucesso! São muitas coisas, mesmo! Mais sobre isso no post "Olha pra Maíza!"

Y para quién no estuver feliz, un otro blog: Solo en Venezuela. Fotos reais de coisas reais que se passam/passaram neste país.

Mas Lino, aún no hay estes posts, commohazgo? Bueno, estes são os posts que estão por vir. Mas a escolha é de vocês. Sobre o que vocês querem que eu fale mais? Eu vou falar mais sobre tudo, mas escolham um pra começar. :)

"Cheirando Cola", "Venezuelícias", "As Cháves do 'Sucesso'", "Olha pra Maíza", "A Incrível Ciência do Toboágua" e "Baila, Baila Comigo".

Propositadamente, um post sin fotos. Os detalhes vocês vêem no post específico :)

6 comentários:

  1. Venezuelícias!
    Venezuelícias!
    Venezuelícias!
    Venezuelícias!
    Venezuelícias!

    ResponderExcluir
  2. Mais sobre isso no post "Como deixar las personas curiosas".

    venezuelíciOs! :D

    "Cheirando Cola"

    ResponderExcluir
  3. Alem de tudo isso, uma sugestão, fala do teu trabalho tbm.. do que faz e sobre o lugar
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. trabalho é chato.
    de trabalho, basta trabalhar
    se ainda for conversar sobre isso fica demais

    ResponderExcluir